Conceito da Linguagem Fotográfica

Publicado por em 20/12/2015 às 18h54

Conceito da Linguagem Fotográfica

As linguagens existem desde que existem seres, todas as culturas deixaram gravadas de diversas formas a sua própria história. Os desenhos nas paredes nas cavernas nos trouxeram uma imagem da vida dos nossos ante passados que viveram há mais de 30 mil anos atrás, nos informando como eles viviam, os animais que conviviam, as caçadas, os ritos, enfim tudo que eles puderam deixar registrados pela Linguagem Visual, foi recebido e entendido por nós de forma clara, como é expressado nos desenhos rupestres.

Mesmo dentro dos desenhos nas cavernas existem diferenças entre qualidade na produção, tanto técnica como filosófica e em qualquer um dos caso nos transmitem a ideia de como se vivia naquela época.
Os hieroglifos egípcios só foram decifrados com a descoberta da Pedra de Rosetta por um soldado do exército do Napoleão Bonaparte. Nessa pedra tem escrita em 3 línguas. grego, hieroglifo e mais uma e só assim puderam começar a entender a Linguagem Egipcia. Depois descobriu se a escrita Cuneiforme Linear A e B, a linear A está decifrada e muitos estudiosos puderam ler os Tabletes de Barro da Suméria e nos Tabletes contam várias histórias que são registros feitos pela contabilidade do reino, com selo real e tudo, foram achados mais 15 mil tabletes de barro numa sala em um sítio arqueológico. Através do entendimento e compreensão da escrita cuneiforme temos um retrato fiel da época. A partir desse tempo muitas outras línguas foram aparecendo e se ramificando, nos dias de hoje devem existir umas 200 línguas diferentes e mais vários dialetos dentro de uma língua.
Na pintura o Conceito de Linguagem continuou sendo a representação de um tempo, mostra o que os artistas queriam que ficassem registradas e nós hoje, vendo as obras nos fazem imaginar a cena naquela época.
 conseguir captar a luz refletida de uma cena e manter ela registrada e hoje em dia nem precisa revelar, por meios eletrônicos consegue-se imitar a fotografia analógica e encurtar os passos e os custos que antes eram necessários na fotografia com filme. Captar a luz e tentar mostrar alguma coisa da sua forma de visão ficou extremamente fácil nos dias de hoje, os automatismos facilitaram a produção de imagens. Mas deve ser lembrado que para se conseguir se expressar em qualquer tipo de conceito de linguagem é necessário estudo e treino para dominar a técnica, no nosso caso as técnicas da fotografia, que nada mais são que os 4 principais itens da fotografia técnica, o obturador, o diafragma, o ISO e o fotômetro, com os 3 mecanismos conseguem produzir ou reproduzir qualquer ideia que sua criatividade possa imaginar, desde congelar a fazer um panning, profundidade ou não. O domínio desses 4 mecanismos deixa o fotógrafo muito mais ágil e eficaz na produção da sua fotografia, quando você tiver domínio das capacidades técnicas, que só se consegue usando o M, será muito mais fácil encontrar soluções para dificuldades de iluminação, lentes ou qualquer tipo de problemas que possam aparecer.
Só depois de conseguir dominar as técnicas é que se pode usar da inspiração para a criação de excelentes fotografias e mesmo assim nada é garantido, depende totalmente do seu empenho em estudar pelas aulas do canal da Escola Pública de Fotografias, treinar e observar os seus erros ou as coisas que poderiam melhorar e tentar melhorar conforme você viu na foto anterior. O Conceito da Linguagem Fotográfica exige a Fluência no uso da técnicas, além da fluência do seu conhecimento sobre o assunto que você está fotografando, quanto melhor informado você for sobre o assunto, melhor suas fotos ficarão.

Clique no gostei, comente e inscreva-se no canal

Tags: Conceito de linguagem fotográfica, escola publica de fotografia, Linguagem fotográfica

voltar para Avançado

left show tsN fwR uppercase b01n bsd|left b01ns bsd normalcase fwB tsN|left normalcase hide fwB|bnull||image-wrap|news login b01 bsd fwB tsN fsN uppercase c05|fsN uppercase b01 bsd fwB|b01 c05 bsd|login news fwR uppercase b01 bsd|tsN uppercase b01 bsd fwB|fwR uppercase bsd b01|content-inner||