Estratégias Básicas de Leitura de Fotografias

Publicado por em 09/09/2016 às 13h08

Estratégias Básicas para Leitura de Fotografias - Escola Pública de Fotografia.

Este texto pertence ao  Museum of Photographic Art (MOPA) in San Diego. Traduzido por Sit Kong Sang.

 

Estratégias básicas na Leitura de Fotografias

Quer saber mais sobre como uma fotografia é composta?

Aprendendo quais elementos visuais o artista usa para se comunicar com você, poderá entender melhor porque você gosta mais ou menos de um tipo particular de fotografia.

Na apresentação abaixo, os conceitos estão ilustrados com trabalhos fotográficos.

A Nuovo agradece ao Museu da Arte Fotográfica (MOPA) em San Diego por permitir o uso de um dos seus estudos para esta apresentação.

Os exemplos artísticos foram adicionados pela Nuovo com permissão do artista. Todas as imagens são copyright do fotógrafo Jack Leigh. Todos os direitos reservados.

 

Objetivo:

Desenvolver a “alfabetização” visual.

Aprender o vocabulário básico usados nas análises formais de artes visuais.

Combinar o conteúdo da informação com a análise formal para “ler” (analisar) fotografias.

 

Para melhorar sua apreciação (visualização) de fotografias é necessário desenvolver seus conhecimentos (habilidades) em fazer análises visuais cuidadosas.

Todos podem discutir o conteúdo fotografias “o que você vê”, a maioria precisa mais treino e leitura para aprender sobre “análise formal” usada nas artes visuais.

Análise formal foca nas qualidades formais da obra de arte, ou aqueles elementos visuais que dão a ela a forma. Elas incluem: forma, tamanho, textura, linha, espaço, etc.

 

A análise formal provê uma linguagem comum e básica na “leitura” de artes visuais. Embora, a descrição de uma fotografia baseada somente na análise formal ficaria incompleta.

Fotógrafos tomam decisões tanto da composição (arranjo dos elementos visuais), como do conteúdo, do significado quando tiram as fotografias. Consequentemente, é importante considerar as intenções do artista em fazer fotografias sobre uma tema em particular.

Finalmente, o contexto social e histórico na qual a fotografia foi feita deve ser cuidadosamente considerada.

 

Uma nota importante: cada imagem oferece uma variedade de interpretações. Sendo assim, a informação provida nesta fonte, a leitura para cada fotografia deve ser considerada como um ponto de partida para discussões e não como um interpretação conclusiva.

Não existem respostas corretas quando se interpreta uma imagem artística.

Nós te encorajamos a examinar fotografias cuidadosamente para desenvolver seus conhecimentos e habilidades em analisar fotografias e para explorar suas próprias interpretações.

 

Vocabulário Geral Usado em Fotografia.

 

As seguintes palavras são o vocabulário básico usado para descrever fotografias.

 

Abstrato: Uma imagem que enfatiza elementos formais (linhas, formas, etc.) ao invés de objetos específicos e reconhecíveis. Foto por: Jack Leigh

 

Conteúdo: o tema, tópico ou informação captada numa fotografia. 

 

 

Aproximação direta: uma cena que confronta de uma maneira direta, de frente, sem usar ângulos inusitados ou distorções.

 

Fotografia documental: fotografias onde o principal objetivo seja registrar o local, pessoas ou eventos.

 

Expressividade: ligada a comunicação emocional.

 

Formas geométricas: formas simples, retilínea ou curvilínea da geometria, como os círculos, quadrados, triângulos, etc.

 

Intensão: razão pela qual o artista fez o trabalho fotográfico.

 

Paisagem: uma imagem que retrata o ambiente natural.

 

Objetivo: um ponto de vista livre de opiniões pessoais, que tenta considerar todas as informações disponíveis com igualdade e neutralidade.

 

Formas orgânicas: formas baseadas em objetos naturais, como, árvores, folhas, montanhas, etc.

 

Representacional: uma imagem que mostra objetos reconhecíveis.

 

Sujeito: o principal objeto ou pessoa em uma fotografia.

 

Tema: Uma ideia unificadora ou dominante em um trabalho de arte ou em uma coleção de trabalhos.

 

Elementos visuais

Pratique o uso dessas palavras, perguntando as seguintes questões:

 

Foco: quais áreas aparecem mais claramente ou mais focada numa fotografia? Quais não?

 

Iluminação: quais áreas da fotografia está mais iluminada? Existem sombras? A fotografia permite adivinhar a hora do dia? É luz natural ou artificial? Dura ou suave? Refletida ou direta?

 

Linha: estes objetos na fotografia atuam como linhas? Elas são retas, curvas, grossas, finas? Essas linhas criam direção na fotografia? Elas criam contorno? As linhas mostram movimento ou energia?

 

Repetição: existem objetos, formas ou linhas que se repetem e criam um padrão?

 

Forma: você vê formas geométricas ou orgânicas? O que são elas?

 

Espaço: existe profundidade na fotografia ou parece raso? O que cria essa aparência? Existem espaços negativos importantes que adicionam aos espaços positivos? Existe profundidade criada por ilusão espacial?

 

Textura: se você pudesse tocar a superfície da fotografia, qual seria a sensação?

 

Valores: existe uma gama de tons do escuro ao claro? Qual o valor do escuro? Qual o valor do claro?

 

Composição de uma fotografia:

 

As palavras aqui vão permitir que você pense sobre como elementos visuais se combinam numa fotografia para criar a composição.

 

Angulo: o ponto “vantage point” de onde foi tirada a fotografia, usada geralmente quando numa discussão em uma fotografia tirada de um ângulo inusitado ou exagerado.

 

Fundo: a parte da cena ou imagem que aparecem na parte de trás do objeto principal.

 

Balanço (harmonia): a distribuição dos elementos visuais em uma fotografia, Balanço simétrico distribui os elementos visuais igualmente na imagem. Balanço assimétrico é quando os elementos visuais não estão distribuídos igualmente ou regularmente em uma imagem.

 

Foco central: o objeto que aparece mais proeminentemente e/ou mais claramente focada numa fotografia.

 

Composição: o arranjo ou estrutura dos elementos formais que fazem uma iagem.

 

Contorno: o perfil de um objeto ou forma.

 

Contraste: diferenças visuais fortes entre claro e escuro, variação de texturas, tamanhos, etc.

 

Moldura: o que o fotógrafo colocou entre as extremidades de uma fotografia.

 

Cenário: os arredores físicos ou cenários sejam reais ou artificiais.

 

Ponto de vantagem: o lugar de onde o fotógrafo tirou a fotografia.

Todas as fotos por: Jack Leigh

 

Vídeo completo da aula:

 

 

 

Categoria: Linguagem Fotográfica
Tags: Básico da Linguagem Fotográfica, como ler uma fotografia, como ler uma imagem, escola publica de fotografia

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